sábado, 24 de março de 2012

Saiba como frear corretamente na moto

Na hora de pilotar uma moto, muita gente desconhece as técnicas para uma boa condução. E muitos motociclistas pensam que fazer curvas bem inclinadas e acelerar forte mostra que é habilidoso com a magrela. Leve engano! Aprender a frear de forma correta é o ideal na hora de pilotar e é tambémmuito importante para uma boa condução. Mas muitos ainda escorregam, literalmente, e terminam caindo ou colidindo por não saber as técnicas corretas de frenagem.
Ao frear, a força exercida é contrária ao movimento das rodas, então, os freios devem ser acionados de forma a parar a moto, fazendo com que elas não travem. Caso o freio seja acionado de repente, os pneus escorregarão na pista e a queda será eminente. 

Para o presidente do motoclube MC Escada, Uiractan Assis, ainda há uma cultura que freio dianteiro derruba o motociclista. “Muita gente só usa o freio traseiro, e não entende que independente da situação, se for uma freada brusca ou não, os dois freios têm que ser acionados”, conta. Ele ainda fala que a distância percorrida aumenta quando apenas um freio é usado. “Com os dois freios acionados, a moto percorre de 2 a 3 metros para poder parar. Quando é apenas um freio, essa distância passa para 6 metros.”
O instrutor de pilotagem do Centro Educacional de Trânsito da Honda (Ceth), Sérgio Cassoli, fala do terceiro freio da moto, o freio motor, que também pode ser usado na hora de parar a motocicleta. “A queda de rotação e a redução das marchas, faz com que o freio motor atue. Então, em uma situação de parada, os três freios devem ser usados na mesma hora”, explica.

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Forma correta de frear:
1. Acione o freio dianteiro e o traseiro, simultaneamente;
2. Evite aperta a embreagem, para que o freio motor possa ser utilizado;
3. Para melhorar a frenagem, os joelhos devem pressionar o tanque da moto, e manter os braços semi-flexionados, essa é a postura ideal. 

Como reagir em situação de susto:
- Caso o freio traseiro tenha sido acionado e a roda traseira travar, o pneu vai arrastar e perder a direção da moto. O correto é soltar o freio e acioná-lo junto com o dianteiro suavemente;

- Quando a situação for em uma curva, o ideal é não inclinar muito a moto. Se o freio dianteiro for usado, a moto pode derrapar. O que deve ser feito, nesse caso, é soltar o freio, mantendo a moto na vertical e frear também o freio traseiro, com pouca intensidade.

Danilo César - Diario de Pernambuco
Publicação: 22/03/2012

2 comentários:

SEM FRONTEIRAS disse...

essa materia me lembrou voc~e no dia que o cara entrou devez na br e vocÊ quase se atabacou no chão! rsrs
boa materia!

Anderson Nascimento disse...

Muito bom guerreiro!