
Criado para publicar minhas poesias, porém, como acho que escrever é puro trabalho, que leva tempo e demanda esforço, possibilitei a postagem das chamdas Palavras Amigas, onde publico as palavras de quem interessar possa.
sábado, 24 de março de 2012
Saiba como frear corretamente na moto
Na hora de pilotar uma moto, muita gente desconhece as técnicas para uma boa condução. E muitos motociclistas pensam que fazer curvas bem inclinadas e acelerar forte mostra que é habilidoso com a magrela. Leve engano! Aprender a frear de forma correta é o ideal na hora de pilotar e é tambémmuito importante para uma boa condução. Mas muitos ainda escorregam, literalmente, e terminam caindo ou colidindo por não saber as técnicas corretas de frenagem.
Ao frear, a força exercida é contrária ao movimento das rodas, então, os freios devem ser acionados de forma a parar a moto, fazendo com que elas não travem. Caso o freio seja acionado de repente, os pneus escorregarão na pista e a queda será eminente.
Para o presidente do motoclube MC Escada, Uiractan Assis, ainda há uma cultura que freio dianteiro derruba o motociclista. “Muita gente só usa o freio traseiro, e não entende que independente da situação, se for uma freada brusca ou não, os dois freios têm que ser acionados”, conta. Ele ainda fala que a distância percorrida aumenta quando apenas um freio é usado. “Com os dois freios acionados, a moto percorre de 2 a 3 metros para poder parar. Quando é apenas um freio, essa distância passa para 6 metros.”
O instrutor de pilotagem do Centro Educacional de Trânsito da Honda (Ceth), Sérgio Cassoli, fala do terceiro freio da moto, o freio motor, que também pode ser usado na hora de parar a motocicleta. “A queda de rotação e a redução das marchas, faz com que o freio motor atue. Então, em uma situação de parada, os três freios devem ser usados na mesma hora”, explica.
+ Saiba Mais
Forma correta de frear:
1. Acione o freio dianteiro e o traseiro, simultaneamente;
2. Evite aperta a embreagem, para que o freio motor possa ser utilizado;
3. Para melhorar a frenagem, os joelhos devem pressionar o tanque da moto, e manter os braços semi-flexionados, essa é a postura ideal.
Como reagir em situação de susto:
- Caso o freio traseiro tenha sido acionado e a roda traseira travar, o pneu vai arrastar e perder a direção da moto. O correto é soltar o freio e acioná-lo junto com o dianteiro suavemente;
- Quando a situação for em uma curva, o ideal é não inclinar muito a moto. Se o freio dianteiro for usado, a moto pode derrapar. O que deve ser feito, nesse caso, é soltar o freio, mantendo a moto na vertical e frear também o freio traseiro, com pouca intensidade.
Ao frear, a força exercida é contrária ao movimento das rodas, então, os freios devem ser acionados de forma a parar a moto, fazendo com que elas não travem. Caso o freio seja acionado de repente, os pneus escorregarão na pista e a queda será eminente.
Para o presidente do motoclube MC Escada, Uiractan Assis, ainda há uma cultura que freio dianteiro derruba o motociclista. “Muita gente só usa o freio traseiro, e não entende que independente da situação, se for uma freada brusca ou não, os dois freios têm que ser acionados”, conta. Ele ainda fala que a distância percorrida aumenta quando apenas um freio é usado. “Com os dois freios acionados, a moto percorre de 2 a 3 metros para poder parar. Quando é apenas um freio, essa distância passa para 6 metros.”
O instrutor de pilotagem do Centro Educacional de Trânsito da Honda (Ceth), Sérgio Cassoli, fala do terceiro freio da moto, o freio motor, que também pode ser usado na hora de parar a motocicleta. “A queda de rotação e a redução das marchas, faz com que o freio motor atue. Então, em uma situação de parada, os três freios devem ser usados na mesma hora”, explica.
+ Saiba Mais
Forma correta de frear:
1. Acione o freio dianteiro e o traseiro, simultaneamente;
2. Evite aperta a embreagem, para que o freio motor possa ser utilizado;
3. Para melhorar a frenagem, os joelhos devem pressionar o tanque da moto, e manter os braços semi-flexionados, essa é a postura ideal.
Como reagir em situação de susto:
- Caso o freio traseiro tenha sido acionado e a roda traseira travar, o pneu vai arrastar e perder a direção da moto. O correto é soltar o freio e acioná-lo junto com o dianteiro suavemente;
- Quando a situação for em uma curva, o ideal é não inclinar muito a moto. Se o freio dianteiro for usado, a moto pode derrapar. O que deve ser feito, nesse caso, é soltar o freio, mantendo a moto na vertical e frear também o freio traseiro, com pouca intensidade.
Danilo César - Diario de Pernambuco
Publicação: 22/03/2012
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