quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Conservação das Motos Custons

No meu dia a dia com a pratica do lava motos e com informações obtidas em sites, blogs, fóruns e nas revistas especializadas acumulei muitas informações sobre conservação de motos custons. Juntando tudo fiz uma releitura onde acrescentei minha experiência e meu pensamento, gerando assim esta matéria inédita, que estou disponibilizando para todos os amigos motociclistas apaixonados por motos custons:


Não fique muito tempo sem utilizar sua moto custom, um dos fatores mais importantes para a conservação da moto custom é o seu uso freqüente. Deixá-la parada sem uso por um certo tempo é prejudicial para todos os componentes como: pneus, tanque de combustível, bateria, carburadores, e outros. No caso das custons, por incrível que pareça, quando a motocicleta fica parada por um certo tempo, inicia-se um processo de oxidação que pode comprometer rapidamente todas as peças cromadas.

Não deixe de lavar sua moto custom por muito tempo isso é prejudicial para sua conservação, alguns sedimentos e micro sedimentos se fundem em todos os materiais, em especial nos cromados, esses pontos de sujeira funcionam como retentores de umidade e serão os causadores do inicio da oxidação. Portanto deve-se rotineiramente lavar, secar bem e polir com produtos adequados todas as partes cromadas.

Um inimigo de todas as motos, em especial das rodas cromadas das custons, é a urina de nossos amigos cães e gatos, que corroem rapidamente os cromados. Você não precisa se livrar desses parceiros, basta encher quatro garrafas pets de 2 litros com água mantendo uma em cada lado das laterais das rodas. Isso fará com que seu amigo faça suas necessidades na garrafa e não nas rodas cromadas.

Atualmente, a maioria das motos custons tem seu motor pintado de preto fosco. Após o uso em dias de chuva ou locais onde as partes pretas recebem terra e barro, é muito importante que essas partes sejam imediatamente lavadas, caso contrario esse material ira fundir-se com a pintura preta, deixando-as permanentemente amareladas. 

Nunca leve sua moto custom em lava rápido de veículos, os produtos e equipamentos utilizados são inadequados para a lavagem de motos custons. Os produtos como o “Solupam” e o “Ativado” provocam manchas profundas nos cromados que nunca mais são retiradas, alem de provocar a oxidação precoce de todas as demais peças metálicas.

Para as custons clássicas que possuem faixas bancas nos pneus, podem-se lavar com bucha tipo Scott Brite e Sapólio. Na etapa de acabamento das rodas podem-se também remover as manchas remanescentes nessas faixas brancas com o uso de querosene.

Com bastante freqüência examine visualmente a integridade da junta das tampas dos reservatórios de fluidos de freios, em especial o da frente que fica sobre o guidon, é comum se verificar vazamentos, o fluido de freio é altamente corrosivo e “detona” todo local onde tem contato.

O uso de capa para moto é uma opção que precisa ser bem planejada, deve-se escolher o modelo adequado e evitar as muito pesadas. O ideal é utilizá-la somente quando a moto for ficar muito tempo sem rodar. Não se deve colocá-la quando a moto estiver suja, pois a mesma ira riscar a pintura e os cromados. Não se deve colocá-la quando o motor estiver quente, alem da possibilidade de queima pelo contato com partes muito aquecidas como o escapamento, ao se colocar a capa sobre a moto quente ela ira formar umidade (vai suar) e essa umidade será a responsável pelo inicio de um processo de oxidação.

As bolsas e Alforjes de couro devem ser utilizadas sempre com suporte adequado, quando a bolsa é colocada em contato direto com a pintura ou cromados da moto a mesma ira riscar esses locais por abrasão, principalmente em longas viagens.

Para a conservação e rejuvenescimento do couro das bolsas devem-se utilizar os óleos minerais puros, encontrados nas lojas que comercializam produtos de couro.
  
Os baús e bauletos são uma opção muito comum nas motos custons, mas sua instalação deve ser bem planejada, na maioria das vezes os suportes para fixação do bauleto não são adequados, e sua colocação compromete componentes originais da moto. Procure instalar o suporte no mesmo local que vendeu o bauleto e exija garantia total por escrito do conjunto.

Os acessórios de customização cromados não originais são outra fonte de preocupação. A qualidade e a instalação dos mesmos deve ser bem planejada. É comum o cromado desses acessórios começarem a oxidar e enferrujar de maneira prematura. Instalações inadequadas também comprometem componentes originais da motocicleta. Exija sempre de quem instala garantia por escrito da qualidade dos materiais cromados e garantia da instalação.

Os bancos e assentos não originais vendidos como acessórios de customização também têm sua qualidade muito duvidosa, em geral a espuma não é de boa qualidade e “cede” fácil. As capas desses bancos em geral não suportam a ação da chuva e do sol como os bancos originais, portanto exija também, na hora da compra e instalação, a garantia por escrito. 

Tomás André dos Santos - tasmotos

Fonte:http://www.showmoto.com.br/artigos/903/conservacao-das-motos-custons.htm

 Eu ainda me lembro...   Não sou escritor e acho que isso não se diz. Não que alguém não possa estudar para ser escritor, porém se você ...