domingo, 16 de junho de 2019

Opinião: ‘Respeite a moto, motociclista!’

Em maio são realizadas ações de conscientização para um trânsito mais seguro do Maio Amarelo. Entre elas, vi uma faixa que dizia ‘Motorista, respeite o motociclista. Em cima de uma moto tem um pai de família ou alguém como você’. A faixa está certa. 

 Mas sabemos bem que nas motos, assim como nos carros, caminhões, ônibus, bicicletas, patinetes e até a pé existem pessoas que fazem tudo corretamente e tem pessoas que não. Simples assim e a gente precisa entender e saber lidar com essa realidade. Não dá para colocar só um grupo como vilão, mas na maioria dos casos, o motociclista fica com nesse papel nas notícias.

Nessa faixa que vi, o motorista era o alvo. Sim, muitos motoristas erram no trânsito, a maioria por puro despreparo na sua formação como condutor – o que vou falar em outro momento – e por estar distraído tentando fugir dos seus problemas ouvindo rádio alto ou usando o telefone enquanto dirige e devia estar focando na via. 
 
A campanha é válida, claro, pois precisamos de pelo menos alguém dizendo que na moto precisamos ser respeitados, mas tem muito, mas muito motociclista que erra no uso da moto e prejudica uma grande maioria que usa corretamente. Seja excedendo a velocidade da via, algumas vezes de forma absurda, principalmente em rodovias, seja desrespeitando todas as leis de trânsito possíveis.

As motos não estão acima da lei e já vi atos onde o motociclista merecia até ser preso, tamanha a negligência na pilotagem. Por isso tudo, motociclista, respeite a moto. Não vou aceitar esse discurso de motociclista e motoqueiro: se você está na moto, para quem não anda, você agindo certo ou errado é uma coisa só para quem foi afetado pelo seu ato.

Já vi na estrada grupos em motos grandes que fechavam mais de uma faixa da estrada, sem necessidade, e geravam longo trânsito atrás deles. Acha que essas pessoas afetadas pela lentidão gostaram das motos ali? Claro que não!
Temos que tomar cuidado com nossos atos na moto, para tentar mudar essa imagem negativa que muitos na sociedade tem. Isso é resultado dos erros de alguns, apenas alguns, que prejudicam a imagem da moto, a vida de muita gente, às vezes, até a própria… Respeite a moto!

Fonte: https://motordomundo.wordpress.com/2019/06/14/respeite-moto-motociclista/

 Eu ainda me lembro...   Não sou escritor e acho que isso não se diz. Não que alguém não possa estudar para ser escritor, porém se você ...