sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Designer de motos - entenda a profissão

          Ao modo tradicional, um designer de motos atua em grandes montadoras, criando novos modelos com o perfil das marcas. No entanto, há profissionais que preferem focar em cada cliente, deixando o veículo com a sua cara. Esses designers ou customizadores criam modelos únicos, e podem desde fazer mudanças simples, como uma pintura, até desenvolver novas máquinas com peças variadas a partir do chassis. O desenho da nova motocicleta é encaminhado para uma oficina, onde são feitas as modificações. No final, além de cheia de estilo, a máquina deve estar segura para se enquadrar na legislação de trânsito. As mudanças também precisam ser comunicadas a um centro de registro e licenciamento veicular, para evitar multas.

  Como ser um designer de motos

          Ainda não há um curso superior específico no Brasil para quem deseja ser um designer de motos. Esse profissional precisa adquirir conhecimentos sobre diversas áreas. Cursos de design e arte são desejáveis para que se tenha uma bagagem estética de acordo com seu estilo específico. Alguns customizadores chegam até mesmo a pesquisar desenhos de tatuagens old school, por exemplo, para realizarem pinturas personalizadas nos veículos. Também é fundamental conhecer a estética e as possibilidades dos diferentes tipos de motos, como chopper, esportiva e custom. No entanto, uma aparência exclusiva não vale nada se o veículo não ficar seguro e funcional. O futuro designer de motos deve fazer cursos de mecânica e manutenção antes de criar seus primeiros projetos.

 Conteúdo ClubALFA em http://dovemencare48h.clubalfa.abril.com.br/designer-de-motos

domingo, 11 de dezembro de 2011

Como medir o Trail de sua moto

Utilize uma fita métrica. Se não possuir, um pedaço de barbante servirá. Erga a moto em posição vertical. Inicie segurando a fita métrica diretamente do eixo dianteiro até o chão. Marque esse ponto no chão, depois ponha a fita paralelamente ao eixo do cabeçote seguindo o ângulo do cabeçote diretamente até o chão. Ponha uma marca ali também. Agora, tudo que você precisa fazer é medir a distância entre as duas marcas e você terá o alcance do seu Trail. Essa distância deve estar entre 50 e 100 mm (2 e 4 “). Obs: Se sua moto é equipada com suspensão traseira, peça a alguém para sentar-se no selim
Trail demais Se o Trail é maior que 100 mm a moto fica vagarosa em alta velocidade, parecendo quase parar. Você terá problemas com o equilíbrio em baixa velocidade ou em curvas sinuosas. Isso fará com que a moto pareça geralmente sem força e desajeitada.
Trail de menos Com muito pouco ou em casos extremos, Trail negativo (o eixo de direção marca ATRÁS da marca do eixo dianteiro) a moto desenvolverá com uma facilidade incrível em baixa velocidade, mas em alta velocidade estará completamente em desiquilíbrio, oscilando e fazendo com que o piloto bata. Isso é extremamente perigoso
Trail Normal Entre 50 e 100 mm a moto desenvolverá facilmente tanto em alta quanto em baixa-velocidade, fazendo curvas suavemente sem que sua moto perca o equilíbrio ou a força. Se você possui um pneu traseiro bem largo então deverá manter o Trail em aproximadamente 100 mm. Esse Trail ligeiramente grande também é prático para viagens longas. No Garfo Tolle, simplesmente remova um dos Calços antes de uma viagem longa. Isso fará com que o Trail seja aumentado e fará com que sua moto fique um pouco mais estabilizada e com a direção mais lenta. Mudanças no Centro de Gravidade: Para utilizar totalmente o seu Garfo, você deverá também reajustar o Garfo quando o centro de gravidade de sua moto mudar, como quando você carrega muita carga ou uma pessoa ” mais pesada”. Se o centro de gravidade for baixo demais você terá uma boa habilidade para fazer manobras em curvas, mas perderá em estabilidade quando estiver em linha reta. Se o o centro de gravidade for alto demais, será o contrário. Sempre reajuste a Árvore do Comando dentro dos limites razoáveis de Trail enquanto suas condições de direção forem modificando. Dessa maneira você sempre poderá utilizar os recursos de direção de sua moto em todos os momentos! Fonte: http://www.motoesporte.com.br/site/dicas/como-medir-o-trail-de-sua-moto

 Eu ainda me lembro...   Não sou escritor e acho que isso não se diz. Não que alguém não possa estudar para ser escritor, porém se você ...